Fonte: TSE
Nome Completo: MARIA DA GRAÇA ZUCCHI MORAES
Prefeito - Itirapina/SP
Partido Social Democrático - PSD
56.407.478/0001-95
55
Considerando que as ações deste Plano devem ser em continuidade ao trabalho já desenvolvido e em pleno desenvolvimento, já que nos propomos à reeleição, está pautado nas novas demandas que Itirapina vem apresentando. Por isso, tem como pano de fundo os conceitos de cidade conectada, planejada, sustentável, solidária, segura, criativa e voltada para as pessoas. Estão inseridos nas ações propostas: a promoção do desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico e social); a promoção da qualidade de vida, da responsabilidade social, da cidadania, da participação, do trabalho em rede, da conectividade e inclusão digital, da transparência, da atenção à juventude e terceira idade e o compromisso com a busca de resultados.
Objetivo Geral: mobilizar os setores da sociedade para uma reflexão sobre a cidade e os rumos a serem seguidos para torná-la cada vez melhor para se viver.
Ações e justificativas Entre os desafios está a necessidade de investimento na saúde, na capacitação para a empregabilidade, na continuidade do trabalho de incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação para a gestão municipal, na construção de moradias populares às famílias de baixa renda, na criação de novos projetos para a juventude e continuidade aos já existentes, no incremento do turismo como forma de lazer e geração de renda, no esporte como ferramenta de formação das nossas crianças e adolescentes, entre outros. Por isso, faz-se necessária uma administração inteligente e criativa, capaz de encontrar os meios de superação desses desafios.
Como candidata mulher à prefeitura de Itirapina, a nossa proposta é continuar cuidando, ou seja, tendo um olhar feminino de cuidado com as famílias, com as pessoas nas suas diversas idades e as peculiaridades de cada etapa da vida: da infância, adolescência e juventude até a terceira idade. Este olhar feminino tem nos levado a entender a diversidade, propiciando à cidade uma condição de vida mais humana, mais inteligente, mais feminina, pois a mulher, no geral, é quem cuida da família, cuida da sua educação, de sua saúde, de sua segurança, do orçamento familiar e da sua gestão.
O cuidado, portanto continuará se dando nas diferentes áreas da administração:
SAÚDE É PRIORIDADE
ATIVIDADE FÍSICA TAMBÉM É SAÚDE A saúde da mulher, que é a base da família, é a garantia do bem-estar de seus integrantes. Por isso, a saúde integral da mulher tem sido e será prioridade, para que se possa tornar a saúde prioridade para todos. - Promover a saúde com a implantação de:
Programa de Atendimento à Mulher, em todas as suas idades, desde a gestação até o atendimento às trabalhadoras e às idosas. Para isso, as ações já desenvolvidas serão incrementadas com o fortalecimento da Rede para cuidar da saúde da mulher, com monitoramento individualizado, a partir de ferramenta digital capaz de alertá-las e também seus familiares para a necessidade de marcação de exames, consultas de retorno e vacinação, conforme o perfil de cada usuário do sistema.
Universalização do Programa Saúde da Família: manter este serviço a todos os bairros, desde os próximos do centro até os mais distantes, como Planalto Serra Verde, Jardim Ubá, Balneário Santo Antonio e Itaqueri da Serra, com atendimento diáriol da
equipe de forma humanizada.
Fornecimento de medicamentos e insumos aos mais necessitados, através de estudo social, a fim de atender às suas necessidades de saúde.
Transporte fora do domicílio: Já que não temos estrutura de atendimento a diversos procedimentos previstos na média e alta complexidade de atenção à saúde, vamos melhorar esse atendimento, aumentando a frota existente e reorganizar as viagens de modo que os pacientes tenham ainda mais opções de horários para se locomover aos centros maiores.
Prevenção: continuar a oferecer o cuidado mais simples e básico e encaminhar aos centros especializados os casos mais complexos, com necessidade de exames mais sofisticados.
Academias a céu aberto: continuar a utilizar esses espaços e equipamentos para oferecer à mulher adulta e idosa atividades físicas, ginástica dentro e fora da água e outras práticas como prevenção a doenças (diabetes, hipertensão, obesidade) sob a orientação de profissional da Educação Física.
Cuidado aos animais domésticos Dar continuidade à adoção de políticas voltadas aos animais e trabalhar em parceria com a comunidade. Ampliar a oferta das ações de castração e, além do financiamento, adotar estratégias, como por exemplo, estabelecer parcerias com organizações sociais, para lidar, de forma humanitária com as populações de cães e gatos.
EDUCAÇÃO É PRIORIDADE!
EDUCAR É LIBERTAR!
Precisamos cuidar da educação das pessoas nas suas diferentes idades, começando pela primeira infância, com o acesso às creches e investir na qualidade e na oferta às crianças de zero a seis anos como prevenção à violência e como forma de garantir ações que contribuam com a formação do ser humano, de sua saúde mental, para que estejam aptos à convivência social e à cultura da paz.
Cuidar da família é ter creche perto de casa! - Vamos entregar em 2025 uma creche no centro da cidade para atender a demanda do centro e dos bairros próximos, como Barroca, Jardim dos Eucaliptos e Indaiás, Vila Santa Cruz e Cianelli. Enquanto o prédio está em construção, vamos continuar a oferecer transporte escolar às crianças dos locais citados para as creches existentes.
- Transporte escolar mais adequado: vamos manter as linhas rurais já readequadas e criar novas na medida da necessidade a fim de que os alunos fiquem o menor tempo possível no trajeto.
- Escola de Tempo Integral: ampliar o número de vagas para a educação de tempo integral, com a construção de mais uma escola de ensino fundamental no município.
- Cursos técnicos profissionalizantes: continuar a estabelecer parcerias com as esferas
estaduais, federais e o setor privado para qualificar, com cursos rápidos, os nossos jovens e adultos e estimular a continuidade de estudos, através de cursos técnicos profissionalizantes e acesso à universidade. Para tanto, vamos continuar a oferecer cursos na cidade e subsídio de 100% ao transporte para municípios da região. Identificar os perfis profissionais exigidos pelas empresas locais e regionais para a escolha dos cursos.
- Solicitar da Secretaria de Estado da Educação a construção de uma escola estadual que atenda os novos bairros da cidade e, para isso, oferecer uma área de posse da prefeitura.
- Qualificação periódica permanente e valorização dos profissionais da educação: vamos continuar a oferecer qualificação e atualização aos profissionais do magistério e
aos demais que atuam nas escolas, pois são fundamentais para um ensino de qualidade, assim como a sua valorização, quer nas condições de trabalho, quer nas questões salariais.
PLANEJAMENTO URBANO
CIDADE ORGANIZADA, INCLUSIVA, SEGURA E ACESSÍVEL!
A cidade carece de um Plano Diretor que defina os rumos a serem tomados e, para isso vamos dar continuidade à elaboração desse plano já iniciado.
São estas as ações propostas:
- Casas populares para famílias de baixa renda: aproveitar áreas disponíveis do
município para a construção de casas de baixo custo à população mais carente, que paga aluguel. O programa Minha Casa Minha Vida é uma possibilidade dado que o município já se inscreveu nas modalidades de transferência de áreas de risco e baixa renda, tendo em mãos os projetos e aguarda os resultados. Planeja-se também como mais uma alternativa, aproveitar áreas de loteamentos para, em parceria, poder construir
as moradias.
- Regularização de terrenos e casas nas áreas da União e do Estado. Vamos dar continuidade às ações já adotadas para a doação de terrenos e casas das áreas que pertenciam à União e agora foram passadas ao município, bem como colocar a infraestrutura: água, esgoto e energia elétrica.
- Cuidado com a acessibilidade da cidade: - identificar os pontos de dificuldades para uma ação imediata e contínua da prefeitura.
- Cuidado com a segurança e mobilidade urbana - Criar a Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito a fim de desenvolver políticas que atendam a todos os segmentos da população.
- Implantar câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade (entradas, escolas e outros).
- Ampliar o trabalho da Polícia Militar na Função Delegada para maior eficiência nas necessidades do município.
CAPACITAR PARA O TRABALHO É GERAR DESENVOLVIMENTO!
EMPREENDER É ESCOLHER UMA IDEIA E FAZER DELA A SUA VIDA!
Para tanto, é necessário:
- Oferecer cursos de capacitação para o mercado de trabalho. As secretarias da Educação e Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social e Fazenda continuarão a
estabelecer parcerias com as empresas da cidade, bem como com o SEBRAE, SENAC e SESI na oferta de qualificação profissional, a fim de preparar os jovens, adultos e, em especial, as mulheres donas de casa para a geração de renda.
- Continuar a estimular o empreendedorismo, através de atividades escolares desde a pré-escola e facilitar a vida de quem quer empreender.
ESPORTE E LAZER GERAM BEM-ESTAR
UMA EFICIENTE GESTÃO DO ESPORTE
Esporte também é educação!
É necessário:
- continuar a utilizar a estrutura dos equipamentos públicos e pessoal técnico para a
oferta de diferentes modalidades esportivas às crianças, jovens, adultos e idosos com a escola de esportes e o projeto Vida Ativa.
- incentivar e apoiar os eventos esportivos e de lazer, com o estabelecimento de parcerias com a comunidade.
- manter, adequar e, se possível, criar novos espaços para a prática esportiva.
TURISMO GERANDO RENDA
ITIRAPINA É MIT
A geração de emprego e renda, através do turismo, já está dando seus primeiros passos,
mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Por isso, a necessidade de:
- Sinalizar o município com placas turísticas, de modo que os visitantes cheguem ao destino com facilidade.
- Divulgar o nome da cidade, dos pontos turísticos urbanos e rurais e dos serviços oferecidos, através das mídias sociais, bem como do seu Ponto de Informações Turísticas, recém-instalado na praça central da cidade.
- Dar continuidade ao cuidado com o aspecto físico da cidade e melhorá-lo ainda mais, de modo a atrair visitantes, com o plantio de mais árvores e flores, aproveitando o Portal
de Entrada, convidativo ao turismo, adequando pontos identificados como locais turísticos e incentivando o comércio para o atendimento ao turista.
- Oferecer cursos aos comerciantes de diversos segmentos em parceria com o SEBRAE e SENAC a fim de poderem se atualizar e atender aos clientes de forma profissionalizada, gerando atratividade e satisfação.
A ZONA RURAL BEM CUIDADA E ATENDIDA
Com a melhoria do setor de meio ambiente da Secretaria já iniciada, vamos dar um suporte aos nossos produtores rurais e colocar a Casa da Agricultura, agora já pertencente ao município, a serviço dos nossos agricultores. Da mesma forma, cuidar do meio ambiente é um compromisso que já vem dando resultados, tanto na questão da gestão dos resíduos, como na preservação da fauna e da flora. Para isso, é importante:
- conservar as nossas estradas rurais, pois nelas, diariamente se escoa a nossa produção e passam os nossos alunos, além de serem trajetos de ciclistas, pedestres e cavalgadas de
turistas que visitam o município.
- Implantar sinalização turística nas estradas rurais.
- Cuidar da vegetação e dos animais, a fim de que não sejam extintos.
- Cuidar dos efluentes, dando início ao tratamento, através de nova Estação recém-construída, a fim de preservar o nosso lençol freático, nossos córregos e represa do
Balneário Santo Antonio, o Broa.
DEMOCRACIA É PARTICIPAÇÃO
É TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES
Conselhos Municipais, Associações e Entidades representativas na busca de melhores soluções!
Entendemos que a participação da sociedade organizada propicia maior transparência na gestão. Para isso, é necessário:
- Reunir-se, periodicamente, com os diferentes segmentos da sociedade para diagnosticar os problemas, estabelecer as prioridades, apontar soluções possíveis e avaliar as ações executadas.
- Manter e melhorar cada vez mais o Portal da Prefeitura Municipal, de modo que haja transparência e o cidadão possa ter conhecimento dos atos públicos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL, UM OBJETIVO A CONQUISTAR!
Tendo em vista o número crescente de micro e pequenas empresas no município, é
importante a ação da Administração municipal no sentido de:
- incentivar a redução da informalidade;
- facilitar o seu acesso às compras municipais, como mais uma forma de fortalecer e impulsionar o desenvolvimento local. Para isso, vamos continuar a oferecer cursos em
parceria com o SEBRAE e outros institutos, a fim de que mais empresas locais participem dos certames.
- incentivar o empreendedorismo e a empresa cidadã.
- estabelecer parcerias com as empresas, como a Honda, por exemplo, a fim de oferecer oportunidades de trabalho, educação, saúde e lazer aos nossos cidadãos.
CIDADE CONECTADA
SERVIÇOS PÚBLICOS NA PALMA DA MÃO!
- continuar a oferecer à população o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura, pelos celulares, tablets ou computadores conectados à internet para melhor atendê-la.
- adotar o uso de câmeras inteligentes que possam dar maior segurança à cidade.
FUNCIONALISMO PÚBLICO, O NOSSO PRIMEIRO ALIADO NAS
CONQUISTAS!
RESPEITO É CONDIÇÃO PARA UM TRABALHO DE QUALIDADE!
Deixo registrado nesse Plano de Governo que tudo o que nele está só será viável e terá
qualidade se tivermos a parceria dos nossos funcionários municipais, pois são eles que
tornam a administração eficiente, humana e de sucesso. Para isso, assumimos o
compromisso de continuar a valorizá-los, seja nas condições físicas de trabalho, seja nas
salariais. Contamos com você, funcionário! Contem comigo!
Obs: Este Plano é aberto e está sujeito a modificações que se fizerem necessárias.
Maria da Graça Zucchi Moraes – Dona Graça
Candidata a prefeita de Itirapina para a gestão 2025/2028